Autora: Miriam Blanco Muniz
Um romance que retrata a força da comunicação na construção do nosso futuro. Ao ler “Uma outra verdade na mediação”, o leitor tem a oportunidade de apreciar dois livros em um: o romance “Ronaldo e Malu”, pleno de liberdade de imaginação e de criação com o dado de realidade de ser baseado em vivências de mediação da autora, e o livro teórico sobre mediação familiar, que apresenta o processo, discorrendo sobre o método e sobre as técnicas, especialmente a da mediação transformativa com apoio de Equipe reflexiva, na linha proposta por Tom Andersen, Terapeuta norueguês reconhecido internacionalmente. As duas dimensões do relato vão se entrelaçando e, no romance, transparece o que ocorre nos bastidores, aquilo que se passa fora das sessões de mediação e do Fórum, na história real de tantos ex-casais.
Peso: 460 g, tamanho 16x23cm, 256 páginas. ISBN 9788565056205
Sobre a autora: A história de Mirian como mediadora judicial começou no final dos anos 80 e início dos 90, quando foi nomeada por juízes de Varas de Família para realizar perícias psicológicas – principalmente em ações de regulamentação de visitas e mudanças de guarda, em casos de separação de casais. Foi quando entrou em contato com todo o sofrimento decorrente dos litígios familiares. Naquela época, apesar da mediação já ser uma prática em países como os EUA, Argentina e em alguns países da Europa, ainda era incipiente no Brasil. Mirian, no entanto, já pensava em desenvolver algum tipo de trabalho que pudesse evitar que os casais entrassem com ações judiciais, oferecendo assistência com a intenção de prevenir, sempre que possível, litígios. Uma outra verdade na mediação compartilha as reflexões que dizem respeito aos conflitos humanos que vão para o Judiciário, assim como discute a importância de oferecer às pessoas meios alternativos de resolução de conflitos.
Mirian Blanco Muniz é paulistana e psicóloga clínica, terapeuta de casal e família, além de mediadora judicial e privada. Foi a partir da sua experiência, como perita judicial em ações de Vara de Família, que entrou em contato direto com o sofrimento decorrente do litígio entre familiares. Passou então a desenvolver um trabalho que proporcionasse a essas pessoas a oportunidade de resolver seus conflitos por si mesmas, assumindo a coautoria de sua solução. Mirian é palestrante e professora convidada de cursos de capacitação e aperfeiçoamento de Conciliadores e Mediadores na capital e no interior de São Paulo, pela EPM – Escola Paulista da Magistratura. E também é coautora da obra Mediação no Judiciário: teoria na prática e prática na teoria, prefaciada pelo Ministro Cezar Peluso.
Na Loja da editora Dash você encontra todo o catálogo da editora